sexta-feira, 27 de junho de 2014

Série História dos Estilos - Märzen ou Oktoberfest

Aproveitando a proximidade com uma das festas alemãs mas embrematicas do Pais, que acontece na cidade de Petrópolis, a Bauerfest, vamos falar de um estilo originario da festa mais tradicional da Alemanha a Oktoberfest, na verdade vamos falar do estilo que recebe o mesmo nome, estamos falando do estilo Oktoberfest ou Märzen, essa cerveja pode ter coloração diversa que pode ir do ouro ao vermelho alaranjado, seu aroma deve ser dominado por um doce maltado, com notas de grãos levemente tostados. Além disso, há normalmente notas de levedura evidentes. O sabor é igualmente dominada pelos maltes e sua doçura com notas tostadas, mas também deve haver uma amargura leve, pouco amargor do lúpulo deve ser encontrado. A sensação de boca deve ser meio encorpada. O teor alcoólico varia de 5,3% para 5,9% e o IBU deve variar de 18 a 25.

História do estilo:

Märzen tem suas origens na Baviera, provavelmente antes do século 16. Na Baviera foi decretado em 1539 que a cerveja só poderia ser fabricada entre os dias de São Miguel ( São Miguel , 29 de setembro ) e São Jorge (23 de Abril ). a razão para isso foi o aumento da exigência de perigo de incêndio durante os meses quentes e secos do verão.

Ao longo dos meses de verão , a cerveja teve que ser armazenados em um Lager ( armazém), em cavernas ou porões de pedra, às vezes construídos nas encostas de montanhas ou colinas. Esses locais foram escolhidos porque havia uma lagoa próxima . Durante o inverno, quando a lagoa tinha congelado, blocos de gelo seria cortado e colocado na caverna ou adega. Isso foi possível até o mês de março, quando a cerveja era fabricada para ser armazenada lá por meses. A entrada para o porão ou caverna também era protegidos da luz solar através da plantação de castanha- Conker ou árvores na frente dela , que têm folhas grandes .

Alguns desses porões e cavernas ainda estão em uso, principalmente em Franconia, como parte de jardins de cerveja que muitas vezes são ainda à sombra de castanheiros tradicionais.

O Märzen originais foi descrito como " marrom escuro, encorpado e amargo ". Como previsto , a cerveja foi frequentemente mantidos no porão até o final do verão, e as garrafas restantes foram servidos no Oktoberfest. Para durar tanto tempo, ou a gravidade original e álcool foram aumentados. "
Posted on by Sidnei Santiago
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...