Hoje vou falar um pouco de um presente que eu recebi há alguns dias, o primeiro lote da Coleção Folha o Mundo da Cerveja, da Folha de São Paulo, nesse primeiro lote vieram os primeiros seis livros da coleção e são abordados alguns temas como tipos e nacionalidades das cervejas, além de seis lindos porta copos de cerveja, vou falar resumidamente sobre cada livro nesse post e nos próximos, assim que for lendo cada livro, vou abordando minha experiência com cada um, e por enquanto o que posso dizer e que os livros são muito bem produzidos e com lindas fotografias, agora vamos aos resumos.
Cerveja Lager:
As cervejas mais populares do mundo são as Lager. Podem ser mais amargas, como preferem os europeus, ou mais suaves, como apreciam os consumidores do Novo Mundo, entre eles os brasileiros. Em geral, são claras, mas, como se descobrirá neste livro, podem ser acobreadas e até negras.
Cerveja Ale:
A maioria das mais famosas cervejas escuras do mundo são do tipo Ale, embora também existam variedades bem claras. Originárias da Grã-Bretanha e Bélgica, são bebidas mais aromáticas, pois seu processo de fermentação favorece essa característica.
Alemanha, República Tcheca e Escandinávia:
Pensou em cerveja, pensou na Alemanha – a pátria das loiras Lager. Lá, como no resto do mundo, dominam as Pilsen, estilo criado na República Tcheca onde a cerveja é orgulho nacional. Já na Escandinávia, a tradição cervejeira remonta aos rituais nórdicos.
Reino Unido Irlanda
No Reino Unido e Irlanda predominam as perfumadas cervejas Ale, verdadeira paixão de uma população zelosa de suas tradições. Lá bebe-se sobretudo fora de casa e a cerveja é muitas vezes consumida sem gelar, diretamente dos barris armazenados nos pubs – verdadeiro patrimônio turístico da região.
Bélgica e Holanda
Nenhum país do mundo tem uma coleção tão variada de estilos e métodos de produção de cerveja quanto a Bélgica. As mais emblemáticas são as cervejas de abadia e as de trigo, ácidas ou aromatizadas com frutas, flores, especiarias e ervas. Na Holanda, dois tipos são bem típicos: o Oud Bruin e o Dort.
Estados Unidos, Canadá, México e Austrália
Os Estados Unidos, na contramão da globalização, promovem uma verdadeira revolução no universo das cervejas. Com liberdade e criatividade, o mundo cervejeiro norte-americano vive o seu melhor momento. A cerveja de alta fermentação, entretanto, bem leve e refrescante, é a bebida nacional.
Os próximos livros vão ser abordados os temas Brasil, Argentina e Uruguai; A degustação da cerveja; A cerveja na cozinha; A harmonização da cerveja; A cerveja e a cultura popular; As grandes cervejarias, devo receber até março, mas por enquanto vou falando desses primeiros seis livros e só pela primeira impressão eu recomendo que comprem a coleção e uma ótima viagem ao mundo da cerveja. Até Mais.
Fonte: http://mundodacerveja.folha.com.br/