terça-feira, 16 de julho de 2013

Reinheitsgebot – Lei da Pureza

Hoje vou falar de um fato histórico do mundo cervejeiro, o Reinheitsgebot ou Lei de Pureza, a seguir é uma tradução do Reinheitsgebot (Lei da Pureza Alemã), aprovada em 23 de abril de 1516, pelo duque Guilherme IV da Baviera, a mais antiga ainda em vigor com função de proteger o consumidor.


“Nós Proclamamos com este decreto, por Autoridade de nossa Província, que no Ducado da Baviera, bem como no país, nas cidades e nos mercados, as seguintes regras se aplicam à venda da cerveja:”


“Do Dia de São Miguel(29 de Setembro) ao Dia de São Jorge(23 de Abril), o preço para um Litro ou um Copo, não deve exceder o valor de um Pfennig moeda de Munique”.


Do dia de São Jorge (23 de Abril) ao dia de São Miguel (29 de Setembro), o litro não deve ser vendido por mais de dois Pfennig do mesmo valor, o Copo não mais de três Heller(meio Pfennig)”.


“Se isto não for cumprido, a punição indicada abaixo será administrada”.

“Se todo cervejeiro tiver outra cerveja que não seja a cerveja de Março, não é para ser vendida mais que um Pfennig por litro”.


“Além disso, nós desejamos enfatizar que no futuro em todas as cidades, nos mercados e no país, os únicos ingredientes usados ​​para fabricação da cerveja devem ser lúpulo, cevada e água. Todo aquele que conscientemente desconsidera ou transgredir sobre esta portaria, será punido no Tribunal é autoridades irão confiscar tais barris de cerveja, sem falha”.


“Se, no entanto, um comerciante no país, na cidade ou nos mercados comprar dois ou três barris da cerveja (que contém 60 litros) para revendê-los ao vendedor comum, apenas para este será permitido acrescentar mais um Heller por copo, do que o mencionado acima. Além disso, deveráacrescentar um imposto e aumentos subsequentes ao preço da cevada(considerando também que os tempos da colheita diferem, devido à localização), Nós, o Ducado da Baviera, terá o direito de fazer apreensões para o bem de todos os envolvidos “.

Guilherme IV Duque da Baviera



Guilherme IV Duque da Baviera.


As levedura de cerveja não era conhecidas na época, essa lei constitui um dos mais antigos decretos alimentares da Europa. Ainda hoje existem muitas cervejarias que fabricam sua Cerveja nesses moldes, principalmente algumas cervejarias da Alemanha e Bélgica, uma das razões da criação dessa lei era a produção de cerveja com ingredientes diversos tirando a pureza da cerveja, também foi introduzido, em parte para evitar a concorrência de preços com os padeiros de trigo e centeio da região, a restrição era para garantir preços acessíveis a todos, hoje falamos um pouco da historia da cerveja que ajudou produzir cervejas de excelente qualidade na Alemanha, Nós próximos post vou trazer alguns exemplos de cervejas que se utilizam da lei da pureza, para degustarmos é sentirmos a diferença no sabor.

Decreto













Fonte: http://hbd.org/brewery/library/ReinHeit.html










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...